Restauração do Laboratório Thermo Hydro Electrico (LTHE)
No dia 28 de abril, por conselho do Prof. Dr. Edson da Costa Bortoni, dois integrantes do grupo HydroEnergy, Lucas Messias e Vitor Sorci, realizaram uma visita no laboratório Thermo Hydro Electrico nas dependências da UNIFEI do centro da cidade. O laboratório Thermo Hydro Electrico (LTHE) após 30 anos parado e passando por reformas reabrirá, por previsão, em meados de novembro e guarda grande parte da história de nossa universidade.
O LTHE foi pioneiro na sua modalidade na América Latina, tendo inclusive se tornado modelo ao capacitar profissionais de outras instituições de ensino superior interessadas em adquirir e montar instalações similares. Abrigado desde a sua inauguração, em 1928 em um dos edifícios da antiga sede da Unifei, no centro de Itajubá, o laboratório ocupa uma área de aproximadamente 570 metros quadrados, sendo 300 metros quadrados no primeiro pavimento e 270 metros quadrados no segundo pavimento. É constituído, na sua maioria, de equipamentos originais importados da Suíça, que compõem uma central hidroelétrica que pode ser colocada em paralelo à rede local.
O projeto prevê a total recuperação das máquinas, circuitos e da estrutura predial do LTHE. O professor Roberto Alves explicou que o LTHE envolve quatro laboratórios no mesmo espaço físico. No térreo estão localizados o Laboratório de Simulação de Centrais Hidrelétricas e o de Central Termelétrica, que conta com um motor Diesel marítimo da Sulzer, que será o motor mais antigo desta fabricante em operação no mundo. No segundo piso do prédio estão os laboratórios de Mecânica dos Fluídos (água) e Mecânica dos Fluídos (ar).
A equipe que está à frente dos trabalhos de restauração do laboratório é composta pelo próprio professor Roberto Alves (coordenador) e pelos professores Edson Bortoni, Oswaldo Honorato, Zulcy de Souza, Sebastião Varella e Augusto Nelson Viana, estes três últimos já aposentados da Unifei.
Agradecemos imensamente a cordialidade do anfitrião Paulo, responsável pelas instalações do Centro e esperamos ver o laboratório em ativa muito em breve, novamente.
Restauração LTHE - Unifei
Imagens: Lucas M. e Vitor Sorci
Fonte: UNIFEI