top of page

Parte estrutural de uma PCH

Atualmente muito se fala em fontes limpas de energia, e PCHs são uma das melhores formas de geração limpa de energia, já que são pequenas geram quantidades consideraveis de energia e não exigem grandes reservatórios com hidroelétricas comuns. Segue abaixo a esquematização da estrutura de uma PCH:

Para melhor compreensão do funcionamento das subáreas de uma PCH segue abaixo a divisão segundo o site: http://www.masterenergia.com.br/index.php/informacoes-tecnicas/79-instalacoes-tipicas-de-uma-pequena-central-hidreletrica-pch

Barragem: É uma estrutura construída no leito do rio que tem por finalidade elevar e regularizar o nível da água para facilitar a captação. Geralmente, não possui capacidade de regularização da vazão. Tomada D’Água: É uma estrutura geralmente instalada junto à Barragem que tem como função captar a água que será conduzida às turbinas.

Canal de Adução: É um canal que liga a Tomada D’Água até a Câmara de Carga. Eventualmente pode ser substituído por uma tubulação de baixa pressão. Câmara de Carga: É uma estrutura que tem por finalidade abastecer a Tubulação Forçada, amortecendo as alterações próprias da operação da PCH. Quando o Canal de Adução é substituído pela tubulação de baixa pressão, é comum termos a Chaminé de Equilíbrio no lugar da Câmara da Carga. Tubulação Forçada: É uma tubulação, geralmente construída em aço ou compostos de fibra de vidro reforçado, que tem por finalidade conduzir a água sob pressão até as turbinas. Casa de Máquinas ou Casa de Força:

É uma construção próxima às margens do rio que tem como finalidade abrigar os equipamentos eletromecânicos, eletrônicos e a sala de operação da PCH. Turbina: É o equipamento mecânico que tem por finalidade transformar o jato de água em movimento de rotação num eixo ligado ao gerador. Gerador: É um equipamento elétrico que tem por finalidade transformar o movimento de rotação mecânico em energia elétrica. Canal de Fuga ou Canal de Restituição: Sua função é devolver a água utilizada na geração ao leito natural do rio.

Fonte:

http://www2.aneel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_par2_cap3.pdf

http://www.masterenergia.com.br/index.php/informacoes-tecnicas/79-instalacoes-tipicas-de-uma-pequena-central-hidreletrica-pch

bottom of page