top of page

Aula debate sobre SmartGrids


Na última quinta-feira (5/5/2016), foi apresentado à turma o conceito de SmartGrids, em português, as Redes Inteligentes. Primeiramente, abordou-se o conceito fundamental de Redes Inteligentes a respeito de sua definição, função e aplicação, foi abordado também o conceito de “Smart Home”, ”Renewable Energy”, “Consumer Engagement”, ”Grid Operation Centers”, ”Distribuition Intelligence” e “Plug-In Electric Vehicles”.

A princípio, as SmartGrids visam melhor aproveitamento energético de toda a rede, inclusive e, principalmente, nos horários de pico. A ideia principal é distribuir de maneira inteligente toda a energia criada, evitando demasiados gastos e perdas que poderiam ocorrer com má distribuição de energia elétrica. Outrossim, também é conveniente a ideia para assistir a consumidores quando a distribuição é interrompida, devido a problemas climáticos ou tempestades.

Carros elétricos são explorados no que se refere ao conceito e à ideia de SmartGrid, também. É conveniente a ideia uma vez que, para tal ajuste, o projeto acertaria corretamente de acordo com as horas do dia, a demanda de energia pelo carro e pela casa na qual há infraestrutura para esse fim, novamente, diminuindo e procurando zerar, gastos supérfluos e obsoletos, cuja existência já poderia ter sido corrigida. Estuda-se assim, a viabilidade da SmartHouse e de carros elétricos, que já existem, mas precisam de maiores investimentos e difusão.

Tendo em vista os conceitos individuas e gerais em questão, foi debatido entraves e questões necessárias para se aplicar e implementar essas ideias. Entre essas questões, a complexidade das instalações, a troca de dados e o custo de implementação de tais conceitos são os principais fatores limitantes para aplicação dessas ideias revolucionárias.

Contudo, caso se torne possível a implementação desse projeto, tanto o consumidor quanto o distribuidor serão beneficiados, uma vez que a “Smart Grid” contará com trocas de dados rápidas e precisas, estabilização de sistema em caso de “black outs” mais eficaz, redução de custos, melhor aproveitamento energético, entre outras vantagens.

Fonte:

https://www.smartgrid.gov/the_smart_grid/smart_grid.html

https://www.smartgrid.gov/the_smart_grid/smart_home.html

https://www.smartgrid.gov/the_smart_grid/renewable_energy.html

https://www.smartgrid.gov/the_smart_grid/consumer_engagement.html

https://www.smartgrid.gov/the_smart_grid/operation_centers.html

https://www.smartgrid.gov/the_smart_grid/distribution_intelligence.html

https://www.smartgrid.gov/the_smart_grid/plugin_electric_vehicles.html

https://www.smartgrid.gov/the_smart_grid/

bottom of page